Sobre Arromanticidade

Por Elliot E.

Revisão: Calisto M. e Ravi Pires


Originalmente publicado como um fio no twitter.

Arromanticidade é um espectro que abrange orientações românticas definidas por atração romântica nula, parcial ou condicional.

Esse espectro é formado basicamente pela arromanticidade estrita (quando a pessoa não sente atração romântica em nenhum nível e sob nenhuma circunstância) e a área cinza. A área cinza é composta por identidades arromânticas onde a pessoa pode vir a sentir atração romântica em algum nível, mas nunca como pessoas alorromânticas. Essa atração pode ser experienciada dependendo de algumas circunstâncias, por um pequeno período de tempo, em rajadas, constantemente mas em baixa intensidade, ou ter um pico em algum momento e depois ficar longos períodos sem sentir.

Assim podemos ver que arromanticidade é um termo guarda-chuva para inúmeras identidades dentro do espectro. Cada identidade tem sua nomenclatura e sua bandeira pra facilitar o entendimento e reconhecimento, mas todas estão dentro do mesmo espectro: o arromântico. Assim, é possível usar o termo e a bandeira da sua identidade arromântica específica mas também usar simplesmente o termo e bandeira arromânticos, ou usar simultaneamente. Independente de onde a pessoa aro (abreviação pra arromântico) esteja no espectro, sendo aro estrite ou não, todes são arromantiques igualmente valides. (Vamos especificar e explicar todas as identidades arromânticas em outro post)

As orientações arromânticas dizem respeito somente a atração romântica, ou seja, além da sua orientação romântica, pessoas arromânticas também tem sua orientação sexual e podendo ter ate mesmo uma orientação romântica gênero-guiada paralela a sua orientação arromântica.

Mas o que isso significa?

Significa que:

  1. nem toda pessoa arromântica é assexual assim como nem toda pessoa assexual é arromântica;
  2. pessoas arromânticas podem também ser bi, pan, poli, hétero, homo… e até mesmo assexuais e ainda terem sua orientação gênero-orientada (que diz respeito a por qual ou quais gêneros você se atrai).

“Atração romântica? Atração sexual? Como assim? Eu não to entendendo nada!”

Calma, jovem, acontece que nas comunidades ace e aro a gente classifica as atrações em 5 tipos principais. Esses tipos existem em todas as “sexualidades”, mas já que arromantiques e assexuais necessariamente não sentem algumas atrações ou sentem mas de forma diferente, foi imprescindível pras duas comunidades classificá-las. Você pode ver a descrição de cada uma com mais detalhes no nosso post sobre assexualidade. Mas, resumindo, elas são:

  • atração sexual;
  • atração sensorial;
  • atração romântica;
  • atração platônica; e
  • atração estética.

Então pessoas arromânticas não namoram? Não beijam? Não transam?

Não é bem assim… A arromanticidade diz respeito somente a atração romântica, então muitas pessoas arromânticas transam, beijam e até mesmo namoram, já que há orientações no espectro onde é experienciada a atração romântica em algum nível.

Até mesmo pra arromantiques estrites existe um tipo de relação classificada na comunidade aro: os relacionamentos queerplatônicos.

QPR, ou relacionamento queerplatônico, são formas de se relacionar onde as pessoas sentem um vínculo profundo entre si além do considerado fraterno mas não necessariamente tendo uma relação sexual e/ou romântica. Muitas pessoas em relacionamentos queerplatônicos chamam su(s) parceire(s) de namorade, mas o termo na comunidade arromântica anglófona é zucchini.

Pessoas alorromânticas e alossexuais também podem ter relacionamentos queerplatônicos, mas acaba sendo mais comum entre pessoas aro e/ou ace (abreviação pra assexual).

Por hoje é isso, pessoal.

Dúvidas, comentários e sugestões nos comentários ou no nosso curious cat

*alorromântica é qualquer pessoa que não é arromântica. o termo é muito parecido pra quem não é assexual: alossexual


2 respostas para “Sobre Arromanticidade”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s