Por Ravi Pires
Revisão: Calisto M.
Originalmente publicado como um fio no twitter.
A assexualidade é um espectro que abrange orientações sexuais nas quais o indivíduo sente pouca ou nenhuma atração sexual, podendo depender de certas circunstâncias, ter pouca frequência e/ou intensidade, acontecer com certa velocidade (como por exemplo em picos, ou muito rápido, acontecer por um período de tempo curto e depois passar meses ou um grande período sem sentir).
Por isso, o termo “assexual” é um termo guarda-chuva, ou seja, compreende várias identidades dentro dele. Para um maior entendimento e também para que nós possamos nos ver dentro da comunidade ace, algumas identidades recebem um nome e uma bandeira.
Também é bom lembrar de um termo muito usado pela comunidade assexual: “área cinza”, a área cinza é onde estão as identidades assexuais que tem atração sexual em algum nível (a gente vai falar sobre elas em outro post)
Mas o que isso significa?
Isso significa que assexuais podem, de fato, sentir atração sexual, mas isso não acontece da mesma maneira que para alossexuais.
assexuais podem ser (insira aqui uma orientação gênero-orientada, por exemplo, bi, pan, homo, etc)?
Sim, isso acontece porque:
- uma pessoa assexual pode ter uma orientação romântica também;
- uma pessoa assexual pode fazer parte da área cinza e ter uma orientação sexual paralela;
Mas o que é uma orientação romântica?
Antes de explicar isso, vc precisa saber os tipos de atração:
- atração sexual: sentir desejo sexual por causa de uma pessoa, ou seja, querer ter relações sexuais com aquela pessoa;
- atração sensorial: sentir desejo de contato físico considerado sensual por causa de uma pessoa, ou seja, querer ter contato físico como beijos, toques, etc, com aquela pessoa;
- atração romântica: sentir vontade de estar em um relacionamento romântico com uma pessoa, se apaixonar;
- atração platônica: sentir vontade de um relacionamento com alguém de maneira não romântica, mas com uma conexão emocional profunda; e
- atração estética: considerar uma pessoa esteticamente bonita, atraente.
É possível ter uma orientação para as atrações sexual, romântica, sensorial e platônica (talvez até estética) e é por isso que existem pessoas assexuais que são também bi, pan, poli, lésbica, gay, hétero, gine, andro ou até mesmo arromânticas também.
Agora pra saber mais sobre os tipos de assexualidade, símbolos, história e sobre tudo isso envolvendo arromanticidade, é só acompanhar a gente que teremos posts sobre esses assuntos.
Assexuais transam? Namoram?
Vamos com calma, jovem gafanhoto.
Como eu falei, assexualidade fala só sobre atração sexual, então assexuais podem sim sentir atração romântica, e podem sim namorar, aí é uma questão pessoal de cada um, da orientação romântica da pessoa e do desejo de estar em um relacionamento romântico.
Já na questão de transar ou não, primeiro a gente tem que entender o seguinte:
Vamos resgatar a definição de atração sexual: “atração sexual: sentir desejo sexual por causa de uma pessoa, ou seja, querer ter relações sexuais com aquela pessoa“. (PIRES, Mojo. 2020)
Então sentir atração sexual é sentir DESEJO SEXUAL por uma pessoa, mas o que é o tal do desejo sexual?
É a vontade por si própria de ter relações sexuais ou fazer alguma atividade sexual, resgatando um exemplo lúdico:
“Desejo sexual: nossa q vontade de dar o cu
Atração sexual: nossa que vontade de dar o cu pra FULANE”
Elliot, 2020
Então, sim, assexuais podem transar porque podem sentir desejo sexual ou até mesmo só gostar de sexo, ou como foi dito anteriormente, podem sentir atração sexual, mas de forma parcial, condicional ou circunstancial.
Por hoje é só, até a próxima, dragões.
Dúvidas, comentários e sugestões? Deixa pergunta no nosso curious cat ou nos comentários!
Esse post é um oferecimento de:
AROACEIROS, Mojonildo, seu fiel escoteiro Elliot e Krol, o amável
*alossexuais são as pessoas que não são assexuais, o termo é parecido para quem não é arromântico: alorromântico
Eu realmente estou deveras agradecida pelo post, eu realmente ainda não entendo muito bem todos os termos e bandeiras dentro da arromanticidade e assexualidade, mas tenho certeza que sou. Não sei se deu para entender muito bem kkkkk, mas eu sei que sou, só não tenho certeza onde me encaixo direitinho dentro de tantas identidades.
Li dois post de vocês, e posso dizer que amei o que vi, uma leitura leve que me tirou daquele pequena zona em que eu achava que era apenas um coisa e pronto, vcs abriram a porta e me deram chances de chegar mais perto de me conhecer, e talvez poder ajudar quem esta também com o mesmo problema.
Muito obrigada mesmo a todes os envolvides nesse projeto maravilhoso 😁😁❤
CurtirCurtido por 2 pessoas
Que artigo lindo!! Graças às informações obtidas, estou conseguindo entender melhor minha orientação sexual, principalmente em um momento um tanto confuso. Continuem com os posts, vocês arrasam 🖤💜💚
CurtirCurtir