UK Asexuality Conference 2020 – Aces in Fiction (Aces na Ficção)
Para acessar o texto em pdf, clique neste link.
A live começou com apresentação de participantes, e teve uma boa seleção em diversidade, incluindo pessoas não brancas. O primeiro tópico apresentado foi o que precisamos de ownvoices na literatura, o propósito de personagens ace e problemas de ownvoices, muito importante considerando o papel de ownvoices em criar representatividade, mas também interessante em colocar como autores ownvoices também podem reproduzir preconceitos.
Também foi colocado que é bastante importante para personagens a-espectrais ter esse rótulo e as implicações daqueles que não tem sua identidade explícita nos livros. Participantes também falaram de quais características processam como indicador de ser ace quando personagens não são confirmados numa história, como personagens confusos sobre romance e sexo.
Abordando um tópico mais negativo, foi perguntado a participantes quais estereótipos veem mais e mais incomodam. Dentre os citados estão os estereótipos de frieza, infantilidade, robô, alien, incompetência social, salvador allo e pessoa quebrada. Foi colocado a importância de ter cuidado para não criar headcanons problemáticos que perpetuem estereótipos.
Também foi colocado em discussão qual o papel de sexo na ficção ace, e debatida a importância de que erótica tenha notificação de páginas com conteúdo sexual para que sexo aversos possam pular essas partes sem ter prejuízo no entendimento da história. Para finalizar, participantes foram perguntados de seu top três melhores exemplos de representatividade ace e como apoiar representatividade ace de forma a levar ela para frente.
Tradução por A. Farias
Caso queira utilizar essa tradução, avise por email: aroaceiros@gmail.com
Uma resposta para “Conferência Assexual 2020: Aces na Ficção”