A assexualidade e arromânticidade em Bloom into you

Por Alex Franken; Revisado por Ravi Pires.


Bloom into you, ou Yagate kimi ni naru, é um mangá/anime Girl’s Love, também conhecido como GL. Esse tipo de história tem como tema central o relacionamento entre duas mulheres.

O mangá foi criado por Nio Nakatani. Uma adaptação para anime foi lançado em 2018.

Na história, Yuu Koito é uma adolescente que adora histórias românticas, tanto em livros, como músicas e outras mídias, mas nunca sentiu algo por ninguém nem sentiu interesse por um relacionamento. Porém tudo muda quando sua senpai (colega mais velha no colégio) se declara para ela.

Essa colega que se declara para Yuu se chama Touko Nanami, que a conhece quando Yuu vê um menino se declarando para Touko. Touko o rejeita, e Yuu pede conselhos para Touko já que um menino se declarou para ela, mas ela não sabe como dizer a esse menino que não está interessada nele.

Logo as duas se tornam mais próximas quando Yuu entra para o grupo do conselho de classe, do qual Touko é presidente. Quando se declara para Yuu, Touko diz que tudo bem se Yuu não amá-la de volta. O fato de ela dizer isso é muito interessante e a história se aprofunda na personagem e seu passado, explorando o quanto ela é insegura e tem medo de ser amada.

Enquanto Touko está certa de seus sentimentos, Yuu fica ainda mais confusa, pois, com o tempo, ela vai se aproximando de Touko e as duas ficam juntas algumas vezes, mas demora um tempo para que Yuu perceba que está gostando da outra menina.

Mesmo que Yuu comece a gostar de Touko, dá para se interpretar que ela seria demissexual e demirromântica. É só depois de se aproximar de Touko e de entendê-la melhor que Yuu começa a desenvolver sentimentos por Touko.

O desenvolvimento do relacionamento delas é vagaroso e muito bem escrito. Ao longo do tempo e da proximidade uma vai entendendo melhor a outra até que as duas estão apaixonadas e Touko tem seus sentimentos retribuídos. Elas crescem muito juntos como pessoa.

Outro personagem importante para a história é Seiji Maki, um colega de classe de Yuu. Ele é um menino que conversa com Yuu e tenta ajudá-la a se entender melhor. Maki fala para ela que não tem interesse nenhum por um relacionamento, ele diz que não sente amor romântico e também fica subentendido que sexual também não. Ele gosta muito de romance também, assim como Yuu, mas fica feliz em simplesmente saber das histórias das outras pessoas.

Ele gosta também de ajudar os outros e ajuda muito Yuu. É legal ver a amizade deles, pois os dois se entendem por estarem no espectro assexual e arromântico.

Bloom into you é uma obra maravilhosa, talvez a melhor do tipo Girl’s Love, mas também é uma linda história sobre formas diferentes de se amar. O anime tem 13 episódios, mas que não conta a história toda do mangá. Já o mangá está completo em 8 volumes.

Ele será lançado pela Editora Panini.

Sobre a autoria

fundo azul com uma foto de alex franken com o texto de sua mini bio: sou uma pessoa trans não-binária e assexual. amo escrever sobre o que eu gosto. sou bacharel em audiovisual, estudo japonês e pretendo lançar um livro de poemas em inglês em breve. ah, e adoro cultura japonesa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s