Autoria: Ash L.
Revisão: Lori A. D. Santos
A Ace Week, conhecida no Brasil como Semana Ace ou SemanAce, surgiu inicialmente em 2010, com o nome de Asexual Awareness Week. Quando a fundadora Sara Beth Brooks descobriu a assexualidade e entendeu como algo que se identifica, ela se inspirou a usar suas habilidades organizacionais e experiência prévia em movimentos sociais e ativismo para apoiar a comunidade ace. Assim, juntamente com David Jay, fundador da AVEN, eles tinham o objetivo em comum de conseguir atrair a atenção de outras grandes organizações como a National LGBTQ+ Task Force e a UN Human Rights Council.
A primeira edição da hoje conhecida apenas como Ace Week foi conduzida como um evento online, por meio de dinâmicas nas redes sociais em postagens em blogs. Para gerar visibilidade à campanha, membros da comunidade tiveram a ideia de criar o “Dear LGBT Community”, que eram cartas em formato de vídeos de um minuto compartilhados no Facebook, Twitter e Youtube, encorajando outras pessoas a compartilharem suas histórias, mudar suas fotos de perfil e iniciar rodas de conversas sobre a vivência assexual on e off-line.
Em 2011, Sara Beth formou um comitê com o planejamento e colaboração de outras 20 pessoas que, durante 6 meses, formularam a segunda Semana Ace que atingiu a grande mídia, organizações educacionais, profissionais da saúde e comunidades sex-positive. Uma das maiores mudanças foi introduzir atividades fora das redes sociais, incluindo a apresentação do documentário “(A)sexual”, além de diversos outros eventos em campus universitários.
Em 2019 a Semana Ace se juntou a Asexual Outreach, organização sem fundo monetário, se tornando assim, um evento a nível mundial.